
Em 25/05/2010 - Por: Paulo Viana Cunha*
1ª PARTE – PLANEJAMENTO
É desejável que o planejamento seja realizado na forma escrita e seja constantemente atualizado, de modo a propiciar o acompanhamento dos trabalhos por parte dos interessados, sejam eles os Contratantes, Executores, Parceiros, Patrocinadores, Fornecedores ou outros.
1. TIPO
• A primeira coisa que deve ser definida é o que vai ser feito, qual o tipo de evento que se pretende organizar, se será uma festa, palestra, seminário, congresso, concurso, competição, torneio, etc.;
• Esta definição trará impacto sobre todas as demais decisões e tarefas posteriores;
• Está diretamente relacionada com o Tema, Objetivo e Público Alvo;
2. TEMA
• A escolha da temática é necessária para que se consiga atrair a atenção e influenciar na decisão de participação do Público Alvo;
• A definição do tema deve ir ao encontro da necessidade objetiva, bem como da subjetividade do Público Alvo;
• O tema deve ser atual, é interessante se poder associar a um assunto de grande interesse ou recorrente na mídia, personagens, modismos, estilos, cultura, fatos importantes, enfim, algo que seja comum a todo o público almejado;
3. DENOMINAÇÃO
• A escolha de um bom nome para o evento colabora para o seu sucesso, pois deve ser capaz de sintetizar o tipo e o tema, de modo a possibilitar uma compreensão instantânea, por parte daquele que toma conhecimento de sua realização;
• O nome do evento está diretamente associado a toda a imagem que se pretenda emitir, ou seja, deve harmonizar-se com a imagem visual, gráfica, marca e signos promocionais a serem adotados;
4. OBJETIVO
• Deve ser definido claramente o que se pretende atingir com a realização do evento;
• A definição do objetivo é de grande importância para que não se perca o foco durante a preparação do evento, de modo a se chegue a um resultado diferente daquele originalmente almejado;
5. JUSTIFICATIVA
• A definição da justificativa é necessária para que se possa entender o por que se fazer o evento, ou seja, entender melhor as razões da realização do evento;
• A justificativa para realização de um evento pode ser de caráter técnico, científico, cultural, institucional, legal, econômico, promocional, ou mesmo sentimental, dentre muitas outras;
• Está diretamente ligada ao objetivo do evento;
6. PÚBLICO ALVO
• A definição do Público Alvo do evento (para quem) é de vital importância para o sucesso do empreendimento, pois irá direcionar a forma que será feita a sua divulgação, ou seja, é necessário identificar, qualificar, quantificar, localizar todos a serem envolvidos;
• Ao se definir o público é necessário que se quantifique este público, de modo que se realize um evento proporcional, sem deixar excessos ou desperdícios de recursos;
• Embora sejam os mais importantes, Público Alvo não se limita aos convidados, à platéia, mas engloba também todos os outros que serão envolvidos pelo evento, tanto o público interno quanto externo, ou seja, organizadores, parceiros, patrocinadores, fornecedores, etc.;
• No caso de palestras, seminários e congressos, os oradores também fazem parte do público alvo, pois a sua aceitação para exposição pública durante o evento, está diretamente relacionada com a confiança na qualidade da organização e no sucesso que lhe será proporcionado, para que concorde em associar seu o nome ao evento;
7. ORGANIZADOR
• Um outro ponto importante do planejamento é definir quem ficará responsável pela organização e realização do evento, ou seja, quem vai coordenar o evento;
• Pode ser o próprio interessado, pessoa física ou jurídica, ou profissionais especializados, tais como empresas de cerimonial, promoters, etc.;
• Necessário definir qual o nível de delegação, ou seja, poder de decisão que será outorgado ao Coordenador, posto que um grande número de decisões deverá ser tomada por quem estiver nesta condição e, a falta de delegação leva inexoravelmente a uma demora na tomada de decisões, sendo que tempo nem sempre é um fator abundante na preparação dos eventos;
8. CRONOGRAMA
• A fixação da cronologia de preparação, quando, e execução de um evento em muito ajuda a traçar metas, prazos e acompanhar a efetiva realização de cada uma delas, de modo que nada fique para a última hora ou deixe de ser corretamente executado;
• Uma boa maneira de montar um cronograma é na forma de tabela, definindo nas linhas as tarefas e nas colunas o tempo (início e fim) a ser consumido por cada atividade;
9. PROGRAMAÇÃO
• A elaboração do programa do evento consiste em se determinar as atividades que serão desenvolvidas, com seus respectivos horários de início e término;
• Nada deve ser esquecido, sob pena de improvisações e inexistência de tempo hábil para executar todas atividades;
• Deve-se também considerar o tempo necessário, durante realização, para as comunicações, deslocamentos, alocação e desmonte de cada atividade do evento;
10. LOCAL
• A escolha do local (onde) que vai abrigar o evento é fundamental para seu sucesso;
• Deve ser proporcional ao tamanho do Público que vai participar: um lugar muito pequeno pode ficar excessivamente lotado, causando incômodo, já um lugar muito grande pode passar uma imagem de vazio, ou seja, de que não conseguiu o volume de público almejado;
• O local deve contar com a infra-estrutura necessária, ou ter a capacidade de receber esta infra-estrutura, composta por alambrados, cercas, cadeiras, mesas, equipamentos de som, vídeo, projetores, ar condicionado, decoração, etc.;
11. PARCEIROS
• A definição de quem poderá ser parceiro ou possíveis patrocinadores delimita os contatos iniciais a serem realizados, tanto em busca de recursos financeiros e divulgação, quanto em relação aos convidados que irão abrilhantar o evento;
• É importante observar se não existem conflitos entre os parceiros, de modo a não criar situações desagradáveis ou mesmo constrangedoras no momento do evento, tais como colocar lado a lado, na mesma mesa inimigos ou adversários políticos, etc.;
• Os parceiros podem se fazer presentes nas mídias de divulgação, stands, distribuição de brindes e material promocional;
12. DETALHAMENTO
• O detalhamento consiste em esmiuçar cada atividade acima (definir o como será feito);
• Elaboração do croquis do evento, alocando cada atividade nos espaços correspondentes;
• Tratando-se de Seminários, deve-se definir:
o Os Títulos das palestras;
o Os nomes dos palestrantes;
o Como serão agrupadas as falas (painéis);
o Obtenção dos mini-currículos dos palestrantes para sua apresentação ao público;
o Composição das mesas;
o Contratação do cerimonial, apresentador;
13. DIVULGAÇÃO
• Esta é a parte de maior importância para sucesso de um evento;
• Devem ser definidas as mídias que serão utilizadas:
o Cartazes;
o Folhetos;
o Flyers;
o Banneres;
o Mala direta postal ou eletrônica;
o Outras (dependendo do tamanho e da dispersão do Público Alvo, bem como da disponibilidade de recursos);
• Parte da divulgação, tal como o envio de flyers por meio eletrônico, pode ficar a cargo dos parceiros, que utilizarão seus próprios cadastros particulares;
• Deve-se obter junto a cada um dos parceiros, patrocinadores e apoiadores as respectivas logomarcas, em arquivos de alta definição, para serem encaminhados ao Studio responsável pela elaboração das peças publicitárias;
14. MATERIAIS
• Devem ser definidos os materiais a serem utilizados ou distribuídos no evento:
o Blocos de anotação;
o Canetas;
o Certificados;
o Pastas;
o Peças de publicidade;
o Surpresinhas;
o Etc.;
15. APOIO
• Devem ser definidos os serviços de apoio que serão necessários ao evento:
o Segurança;
o Recepcionistas;
o Mestre de Cerimônias;
2ª PARTE – PREPARAÇÃO
• Qualificação de Fornecedores;
o Consiste em identificar e aprovar os produtos e serviços daqueles que irão oferecer propostas para fornecimento dos insumos necessários;
• Coleta de propostas/ levantamento de Custos;
• Contatar Parceiros/Patrocinadores;
o Obtenção dos recursos necessários;
3ª PARTE – EXECUÇÃO
• Convidar/confirmar Palestrantes, Autoridades;
• Contratar Decoração;
• Contratar Divulgação;
o Estúdio de produção do material gráfico de divulgação do evento;
o Gráficas
• Captação das inscrições e confirmações de presença
• Contratação dos produtos e serviços necessários:
o Contratação e reserva do espaço físico, onde se realizará o evento;
o Buffet;
o Artistas;
• Confirmação com os fornecedores, um a um, ao aproximar-se da data do evento;
• Acompanhamento da montagem, superação dos imprevistos (falta de pontos de energia elétrica, pontos com disponibilidade inferior ä necessária, etc.;
4ª PARTE – AFERIÇÃO DE RESULTADOS
• A aferição dos resultados pode ser em relação a diversos elementos:
o Resultados econômico/financeiros;
o Satisfação do Público;
o Realização dos objetivos;
• É interessante quantificar matematicamente os resultados para se poder comparar com outros resultados futuros, bem como para informar aos parceiros/patrocinadores, com vistas a mantê-los nesta condição para eventos futuros.
*Paulo Viana Cunha é Advogado e Corretor de Imóveis e Presidente do IBEI – Instituto Brasileiro de Estudos Imobiliários.
pvc@pvc.adv.br - Av. Uruguai, n.º 335, sala 2, bairro Sion - Belo Horizonte/MG – Brasil
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muito bom esse artigo. Me ajudou muito... Obrigado.
ResponderExcluirDr. Paulo Viana Cunha, felicitações pelo detalhamento do roteiro para a organização de eventos.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPrezado Paulo, sou do interior e receberemos um coral da cidade de Ceres para uma apresentação. Fui incumbida de preparar o cerimonial da mesma. Já fiz pesquisas e não consigo um modelo para tal. No mesmo evento terá entrega de uma placa de homenagem ao Maestro. Pode me ajudar? Desde já, agradeço.
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